PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (GANZAROLI 2019)
LEIA O TEXTO 01 PARA RESPONDER À QUESTÃO.
TEXTO 01
Linguagem como forma de interação
A BNCC se assemelha aos PCNs quando assume a perspectiva enunciativa-discursiva de linguagem , reconhecendo que ela é uma atividade humana e faz parte de um processo de interação entre os sujeitos. A linguagem
se materializa em práticas sociais, com objetivo e intenção. Por essa razão estabelece a centralidade no texto como
unidade de trabalho e indica a necessidade de sempre considerar a função social dos textos utilizados. Durante a
alfabetização, isso sinaliza para a importância de que os alunos trabalhem com textos reais - e não exclusivamente criados
para o trabalho escolar como “Ivo viu a uva”.
O documento também aponta para uma continuidade do que é feito na Educação Infantil , deixando mais claro
que há uma ponte entre os dois segmentos. É preciso compreender que ambos estão interligados e, nos anos iniciais do
Fundamental, será possível intensificar e estruturar as experiências com a língua oral e escrita iniciadas na Educação
Infantil.
O que a BNCC propõe para a alfabetização? Disponível em <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/40/o-que-a-bnccpropoe-para-a-alfabetizacao> Acesso em 01 jun.2019.
De acordo com a visão defendida no texto 01, o ensino fundamentado na perspectiva enunciativa-discursiva de linguagem (gêneros do discurso) tem como eixo:
A) as tipologias textuais estabelecidas pela tradição aristotélica, que são a argumentação, a descrição e a narração.
B) as estruturas organizadas hierarquicamente a partir dos elementos fonéticos, morfológicos e sintáticos.
C) os tipos relativamente estáveis de enunciados, produzidos em correlação com as esferas da atividade humana.
D) os estilos literários canônicos, que permitem o tratamento tanto dos estilos individuais quanto da estilística.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 136
Vamos para o Anterior: Exercício 134
Tente Este: Exercício 9
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português