Procura

PsiquiatriaPsiquiatria geriátrica


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IADES 2019)

Um paciente de 72 anos de idade comparece ao ambulatório de psiquiatria referindo apresentar, há cerca de 18 dias, sintomas de “falta de vontade de fazer as coisas”, tristeza, perda do apetite, insônia e dificuldade de concentração. O médico psiquiatra avalia o quadro e elabora uma hipótese diagnóstica, seguida de planejamento terapêutico para esse paciente.

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta acerca da hipótese diagnóstica elaborada para esse paciente.



A) É o segundo transtorno mais prevalente ao longo da vida (quase 17%), entre todos os transtornos psiquiátricos.

B) O tipo atípico é caracterizado por anedonia grave, despertar matinal precoce, perda de peso e sentimentos profundos de culpa, frequentemente por acontecimentos triviais.

C) Cerca de 50% a 75% de todos os pacientes com esse transtorno têm um comprometimento cognitivo, chamado pseudodemência, havendo dificuldade de concentração e esquecimento.

D) Uma boa opção terapêutica para esse caso seria a mirtazapina, pela ação dopaminérgica e serotoninérgica, sendo segura quanto a sedação e efeito anticolinérgico em idosos.

E) No caso de esse paciente necessitar de eletroconvulsoterapia (ECT), a colocação bilateral de eletrodo é associada a uma maior eficácia e a menos efeitos adversos cognitivos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 24

VOLTAR ao índice: Psiquiatria






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+