PsiquiatriaPsiquiatria geriátrica
- (IADES 2019)
Uma paciente de 72 anos de idade, faz acompanhamento no ambulatório de AIDS e queixa-se, na última consulta, de apresentar sintomas de tristeza, desânimo e muito esquecimento nos últimos anos, piorando acentuadamente nos últimos meses. Em prontuário, há a descrição de que a paciente teve um episódio depressivo no passado. O médico que a atende suspeita de demência por HIV e a encaminha para o psiquiatra.
Acerca desse caso clínico, caso se confirme o diagnóstico de demência por HIV, é correto afirmar que
A) há perda gradual da memória recente, dificuldade de linguagem, alterações do comportamento e da coordenação motora, irritabilidade, atitudes inconvenientes e apatia.
B) esse transtorno ocorre em cerca de 15% dos pacientes, possuindo uma progressão variável que pode ir de três a seis meses ou de um a dois anos.
C) alterações do humor relacionadas ao HIV acometem 40% a 70% dos pacientes portadores do vírus no curso da respectiva infecção.
D) nesse transtorno, ocorre comprometimento mesocortical, havendo lentificação dos processos mentais.
E) o risco de manifestações neuropsicológicas aumenta na medida em que a carga viral aumenta, sendo um fator indicativo de possíveis distúrbios cognitivos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 11
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psiquiatria