Engenharia civilEstruturas de concreto (2)
- (IF-MT 2019)
A ABNT NBR 6118:2014 - Projeto de estrutura de concreto - procedimento - define a "agressividade ambiental como as ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica, e de outras previstas no dimensionamento estrutural".
Sobre a agressividade ambiental e as recomendações previstas na referida norma, com vistas à durabilidade das estruturas em concreto armado, é correto afirmar:
A) Em relação ao risco de deterioração de estruturas de concreto armado correntes, a ABNT NBR 6118:2014 define 6 (seis) classes de agressividade, segundo as condições de exposição da estrutura, ou de suas partes.
B) Todos os topos de platibanda e paredes devem ser protegidos e os beirais devem ter pingadeiras; os encontros em níveis diferentes devem ser protegidos por rufos.
C) A relação água/cimento em massa (a/c) deve ser menor ou igual a 0,55 e a classe de resistência deve ser maior ou igual a 25 MPa para elementos em concreto armado (passiva) expostos à classe de agressividade I (fraca).
D) O uso de aditivos à base de cloretos é permitido, desde que o consumo de cimento Portland por metro cúbico do concreto seja maior ou igual a 300 kg.
E) Lajes em concreto armado e em contato com o solo, expostas à classe de agressividade MUITO FORTE, devem ter cobrimento nominal da armadura maior ou igual a 35 mm.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 421
Vamos para o Anterior: Exercício 419
Tente Este: Exercício 198
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia civil