Engenharia civilEstruturas de concreto (2)
- (UECE-CEV 2018)
As estruturas de concreto armado podem sofrer agressões químicas, físicas ou biológicas. As patologias das estruturas provocam a corrosão das armaduras com o consequente desplacamento e desagregação do concreto, levando à perda da estabilidade e segurança estrutural. O Estudo das patologias das estruturas se ocupa das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos seus sistemas de degradação. No que concerne aos principais fenômenos que causam as patologias no concreto, assinale a afirmação verdadeira.
A) A carbonatação do concreto é uma reação entre o monóxido de carbono (CO) presente na atmosfera e os produtos gerados durante a hidratação do cimento. O monóxido de carbono penetra nos poros do concreto através de difusão e reage com o hidróxido de cálcio no interior do concreto levando à formação de bicarbonato de sódio.
B) A corrosão das armaduras no interior do concreto é um processo eletroquímico onde ocorre simultaneamente uma reação de oxidação, uma de redução e a circulação de íons através do eletrólito. Dessa forma, pode-se concluir que somente oxigênio é consumido para que ocorra a formação de ferrugem nas armaduras.
C) Em elementos comprimidos, as fissuras e o desplacamento do concreto reduzem a área da seção transversal, porém mantém sua capacidade de carga. Em elementos submetidos à flexão, a perda de seção nas armaduras comprimidas torna-se mais importante.
D) Ao atingir as armaduras, os cloretos poderão romper a camada passivante que protege o concreto e causar sua corrosão caso haja a presença de dióxido de carbono e ausência de umidade. Com a formação das camadas de ferrugem surgem forças de tensão no interior do concreto que ocasionam trincas e fissuras.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 269
Vamos para o Anterior: Exercício 267
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia civil