Procura

Engenharia civilEstruturas de concreto (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 419

  • (IF-MT 2019)

A durabilidade do concreto de cimento Portland corresponde a sua capacidade de resistir à ação de intempéries, ataque químico, abrasão ou qualquer outro processo de deterioração, segundo ACI Commitee 201 (MEHTA, MONTEIRO, 2008). Sobre os vários processos de deterioração do concreto e suas patologias, é correto afirmar:


A) São processos responsáveis pela fissuração do concreto: abrasão, erosão e cavitação.

B) A degradação do concreto, devido às reações químicas entre o cimento Portland hidratado e os íons sulfatos oriundos de uma fonte externa, apresenta manifestações patológicas na forma de expansão e fissuração e na diminuição progressiva da resistência e perda de massa.

C) A reação álcali-agregado leva à perda de resistência e módulo de deformação, sendo a sua causa externa e decorrente da exposição do concreto a ambientes quentes e secos.

D) O efeito deletério do fogo sobre o concreto se restringe apenas à pasta de cimento hidratada, ao seu grau de hidratação e ao estado de umidade, sendo os agregados inertes ao aumento de temperatura.

E) A carbonatação é um processo benéfico ao concreto armado, visto que produz aumento da resistência mecânica ao longo do tempo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 420

Vamos para o Anterior: Exercício 418

Tente Este: Exercício 176

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.20ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.30ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))