Procura

Engenharia civilEstruturas de concreto (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 418

  • (IF-MT 2019)

apud Cascudo (2007) define a corrosão de armaduras no interior de elementos de concreto como "a interação destrutiva de um material com o ambiente, por reação química ou eletroquímica".
Sobre a corrosão em armaduras em elementos de concreto, é CORRETO afirmar que:



A) A corrosão em armaduras de concreto tem como causa única a oxidação das barras de aço, quando expostas ao ambiente, previamente a sua aplicação em estruturas de concreto.

B) Trata-se de uma deterioração da fase metálica e consequente perda das barras de aço. Há a formação de produtos expansivos no interior do concreto que provocam tensões de compressão superiores às suportadas pelo concreto.

C) As técnicas eletroquímicas de proteção e reparo de estruturas de concreto, como a proteção catódica, a extração eletroquímica de cloretos e a realcalinização, têm em comum a duração permanente do tratamento nas estruturas.

D) São consideradas técnicas de combate à corrosão a utilização de armaduras especiais em estruturas de concreto, tais como armaduras em aço inoxidável e armaduras de plástico reforçadas com fibras.

E) Os inibidores de corrosão são compostos químicos de natureza orgânica, cuja aplicação ocorre na fase de dosagem do concreto.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 419

Vamos para o Anterior: Exercício 417

Tente Este: Exercício 393

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.10ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.17ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 9ms))