Educação físicaFisiologia do exercício
- (IF-MS 2019)
Os testes de aptidão física têm sido utilizados com frequência na maioria dos programas de educação física escolar. Entretanto, muitas vezes são usados de forma inapropriada e considerados, por muitos, como elemento estranho ao processo educacional. Assinale a alternativa correta no que se refere à aplicação dos testes de aptidão física na escola:
A) Os resultados dos testes de aptidão física devem ser utilizados para atribuir notas aos alunos, particularmente porque esses escores são precisos e envolvem fortes componentes hereditários e maturacionais.
B) Os testes de aptidão física representam o fim do processo. São instrumentos para atingir objetivos da “educação para a atividade física e saúde”; isto é, encorajar os indivíduos a escolherem hábitos mais ativos por toda a vida.
C) Os problemas de validade e fidedignidade são extremamente relevantes quando os testes são utilizados com fins pedagógicos, não ajudando alunos a entenderem conceitos, a autoavaliarem e a identificarem deficiências.
D) Sempre que possível, critérios, em vez de normas, devem ser utilizados como parâmetros. Tabelas normativas servem apenas para comparações entre indivíduos, não esclarecendo sobre a qualidade de uma medida.
E) Testes, de qualquer tipo, devem avaliar o resultado e compará-los com tabelas normativas, independentemente das características do avaliado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Educação física