Educação físicaCompetições e organizações de eventos esportivos e culturais
- (Fundação CEFETBAHIA 2019)
Se a competição é aquilo que se fizer dela, ela é aprendida, logo, podemos pensá-la tanto como um conteúdo a ser refletido e ensinado nas aulas de educação física – partindo do pressuposto de que o objeto de estudo da educação física é a cultura corporal manifestada enquanto jogo – quanto um tema a ser discutido interdisciplinarmente em todo o ambiente escolar, pois a escola deve ser um local de conscientização crítica e um espaço de debate e ressignificação cultural. Nessa reflexão sobre o jogo, competição, educação e sociedade, é correto afirmar que
A) o jogo existe sem se ancorar na cultura, portanto é totalmente livre da competição.
B) a mídia é um fator secundário no que diz respeito à competição e à potencialização dos jogos com perspectivas competitivas.
C) a escola é o único lugar onde o jogo é tratado livre de competição, pois as características do espaço escolar são incluir e não segregar.
D) o caráter lúdico do jogo não comporta a competição, pois o jogo não se vincula a todas as formas de manifestações decorrentes da interação do homem com o meio.
E) se o jogo sofre constante influência do meio em que se desenvolve, é possível facilmente entrever a importância exagerada atribuída à competição na nossa sociedade contemporânea.
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