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EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (FUNCERN 2017)

Em muitas concepções tradicionais de leitura e de escrita que são veiculadas na escola, essas práticas são relacionadas a uma concepção de linguagem ingênua, segundo a qual haveria uma relação transparente e unívoca entre pensamento e linguagem. Como decorrência, vemos que a instituição escolar se torna o espaço para que sejam reproduzidos os usos linguísticos autorizados com a palavra escrita e, por isso mesmo, autoritários. Nesse sentido, resta ao aluno leitor/produtor de textos ocupar o lugar que lhe é destinado institucionalmente, sem que lhe seja permitido reconhecer a historicidade constitutiva da linguagem e (re)construir a sua própria história de leitura e escrita.

Pensando nessas questões, acredito ser fundamental a inclusão da historicidade em qualquer análise sobre a linguagem. Considero que esse cruzamento entre instituições que se encarregam de atribuir significados à escrita e à leitura permite que se visualizem algumas das contradições entre diferentes concepções que orientam as abordagens de ensino em sala de aula.

Fonte: MATENCIO, M. L. M. Leitura, produção de textos e a escola : reflexões sobre o processo de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1994. p. 66.


Pensando nessas questões, acredito ser fundamental a inclusão da historicidade em qualquer análise sobre a linguagem. Considero que (1) esse cruzamento entre instituições que (2) se encarregam de atribuir significados à escrita e à leitura permite que (3) se visualizem algumas das contradições entre diferentes concepções que (4) orientam as abordagens de ensino em sala de aula.

Considerando a tradição gramatical e a organização sintática do trecho, identificam-se dois períodos:




A) o primeiro composto por coordenação e o segundo composto por subordinação. Ambos encontram-se na ordem direta.

B) ambos compostos por subordinação. O primeiro encontra-se na ordem indireta; o segundo, na ordem direta.

C) ambos compostos por coordenação. O primeiro encontra-se na ordem direta; o segundo, na ordem indireta.

D) o segundo composto por subordinação e o primeiro composto por coordenação. Ambos encontram-se na ordem indireta.


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