PortuguêsSintaxe
- (COPEVE-UFAL 2015)
Universitário que lê sem entender
Pesquisa no Canadá mostra que os leitores fluentes têm dificuldade de compreensão elementar
Os canadenses descobriram que até nas universidades
prolifera um tipo de leitor: o que lê bem e não entende. Estudo com
400 alunos da Universidade de Alberta mostrou um déficit de
compreensão não detectado em 5% de toda a população.
São pessoas que quando investem numa leitura, esquecem o
significado específico de uma passagem. Fazem uma
generalização, que se fixa na memória de curto prazo (capacidade
de armazenar informação para processamento imediato) e, ao se
concluir a leitura, esquecem o que estava dito no 1º parágrafo, por
exemplo. Manter e executar muitas instruções em série é um
sacrifício para elas, pois o hábito de leitura as fez assim.
Tais pessoas podem passar despercebidas em testes de precisão
de leitura, se tais sondagens se limitarem a identificar dificuldades
rudimentares de leitura. Para os pesquisadores, é útil a esse leitor
escrever a ideia principal de cada parágrafo ao lê-lo. E adquirir o
hábito de ler textos variados, que não sejam de uma única
especialidade.
REVISTA LÍNGUA. Ano 7. n. 78. abr 2012.
Dados os fragmentos transcritos do texto, I. "Pesquisa no Canadá mostra queos leitores..." II. "Os canadenses descobriram queaté nas universidades prolifera..." III. " ...prolifera um tipo de leitor: o quelê bem..." IV. "E adquirir o hábito de ler textos variados, quenão sejam..." verifica-se que apresentam idêntica classificação ao vocábulo "que" presente no Título: "Universitário que lê sem entender", apenas
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
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