PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (12)
- (FCC 2019)
Da alegria Fico comovido toda vez que ouço o finalzinho da música que Chico Buarque escreveu para a filha recém-nascida, dizendo o seu melhor desejo: “... e que você seja da alegria sempre uma aprendiz...” Haverá coisa maior que se possa desejar? Acho que não. E penso que Beethoven concordaria: ao final de sua maior obra, a Nona Sinfonia, o que o coral canta são versos da “Ode à alegria” de Schiller. Já o filósofo Nietzsche não se envergonhava de tratar desse assunto de tão pouca respeitabilidade acadêmica (em nossas escolas a alegria não é tópico de nenhum currículo), ele dizia que o nosso único pecado original é a falta de alegria. (Adaptado de: ALVES, Rubem. Tempus fugit. São Paulo: Paulus, 1990, p. 41)
Ao valorizar o sentimento da alegria, o autor do texto lembra que
A) as considerações teóricas que o ensino superior já teceu sobre esse tema estão há muito sendo negligenciadas.
B) o fato de ela ser um tópico de currículo escolar não a torna mais importante do que quando expressa por Beethoven.
C) ela nunca foi prestigiada como um tema a ser seriamente considerado em qualquer programa escolar.
D) Beethoven e Nietzsche manifestaram posições inteiramente controversas sobre esse polêmico sentimento.
E) a “Ode à alegria”, de Schiller, foi uma obra cujo sentido Beethoven acabou por contestar em sua Nona Sinfonia.
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