PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (11)
- (VUNESP 2019)
O futuro do trabalho
Foi lançado nesse mês, em meio às celebrações do centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o relatório da comissão global sobre o futuro do trabalho, que tive a honra de integrar. O que o texto revela é uma visão centrada em políticas públicas para enfrentar desafios que o século trouxe para a humanidade.
Frente à chamada revolução industrial 4.0, ao envelhecimento da população e à mudança climática, a resposta aparece na forma de programas para evitar o crescimento da desigualdade e melhorar a preparação das gerações futuras e o conceito de uma sociedade ativa ao longo da vida.
É importante lembrar que, segundo pesquisadores, haverá em poucos anos a extinção de profissões e de tarefas dentro de várias ocupações, diante da automação e da robotização aceleradas. Outras serão criadas, demandando, porém, competências distintas das que estavam em alta até pouco tempo. O cenário exige grande investimento nas pessoas. Por isso, o relatório clama por uma agenda econômica centrada em seres humanos, especialmente uma ampliação em suas capacidades.
Isso envolve trabalhar com o conceito de aprendizagem ao longo da vida, ou seja, desde a primeira infância, a fim de desenvolver competências basilares, necessárias para promover autonomia para que todos possam aprender a aprender.
Afinal, numa vida em que tarefas vão sendo extintas e assumidas por máquinas, teremos que nos reinventar continuamente, passando a desempenhar atividades que demandam capacidade de resolução criativa e colaborativa de problemas complexos, reflexão crítica e maior profundidade de análise.
Teremos também que contar com um ecossistema educacional que inclua modalidades ágeis de cursos para capacitação, recapacitação e requalificação. A certificação de conhecimentos previamente adquiridos ganha força e sentido de urgência, além de um investimento maior em escolas técnicas e profissionais que fomentem a aquisição das competências necessárias não só para exercer uma profissão específica, mas também para obter outra rapidamente, se necessário.
(Claudia Costin. Folha de S.Paulo , 25.01.2019. Adaptado)
Considere a seguinte passagem do 4º parágrafo, para responder à questão .
Isso envolve trabalhar com o conceito de aprendizagem
ao longo da vida, ou seja, desde a primeira infância, a fim de
desenvolver competências basilares, necessárias para promover autonomia para que todos possam aprender a aprender.
Conforme a passagem, no que diz respeito à autonomia para aptidão à aprendizagem,
A) o aprendizado desde a primeira infância pouco acrescenta.
B) o conceito de aprendizagem ao longo da vida não pode ser implicado.
C) o desenvolvimento de competências básicas é imprescindível.
D) a exigência de aprendizagem ao longo da vida pode ser preterida.
E) a imposição do desenvolvimento de competências desde cedo é controversa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 377
Vamos para o Anterior: Exercício 375
Tente Este: Exercício 52
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português