Procura

PortuguêsFlexão verbal de tempo (presente pretérito futuro) (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 227

  • (IESES 2019)

Mas, enquanto procurava (1) não entender jamais, o rosto cada vez mais suspenso do homem já entendera (2) , sem que um traço se tivesse alterado. Seu trabalho principal era ganhar tempo e se concentrar em reter a respiração. O que de repente já não era mais difícil. Pois inesperadamente ele percebia (3) com horror que a sala e a mulher estavam calmas e sem pressa. Mais desconfiado ainda, como quem fosse terminar enfim por dar uma gargalhada por constatar o absurdo, ele no entanto teimava (4) em manter o rosto enviesado, de onde a olhava (5) em guarda, quase seu inimigo.

(Lispector, C. A imitação da rosa (2016). In: Moser, B. Todos os contos (pp. 102) . Rio de Janeiro: Ed. Rocco)

Assinale a alternativa que se aplica, de acordo com os verbos assinalados acima:




A) O período acima está principalmente no pretérito perfeito do indicativo, tempo verbal usado em geral para contar uma história, com eventos passados já terminados ao longo do tempo.

B) O período acima mistura tempos verbais, principalmente o pretérito imperfeito do indicativo e o futuro do pretérito, que indica a ação que acontece antes de uma ação no tempo passado.

C) O pretérito mais-que-perfeito do indicativo usado no período acima significa que há no período alguma referência ao futuro, o que justificaria seu uso quando se conta uma história.

D) O pretérito imperfeito do indicativo, que é o tempo verbal mais usado no período acima, é geralmente usado ao contar-se uma história em que as ações não estão terminadas, elas têm alguma relação com o passar do tempo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 228

Vamos para o Anterior: Exercício 226

Tente Este: Exercício 352

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.43ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=0.99ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 10ms))