PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (11)
- (IBFC 2019)
Eduardo Galeano, escritor uruguaio, faz uma compilação de histórias trazendo mulheres como protagonistas. Inicia seu livro intitulado Mulheres com o capítulo “Sherazade”. Leia abaixo este capítulo e responda a questão.
Para se vingar de uma, que o havia traído, o rei degolava todas.
No crepúsculo se casava, na alvorada enviuvava.
Uma atrás da outra, as virgens perdiam a virgindade e a cabeça.
Sherazade foi a única que sobreviveu à primeira noite, e depois continuou trocando uma história por cada novo dia de vida.
Essas histórias, por ela escutadas, lidas ou imaginadas, a salvavam da decapitação. As dizia em voz baixa, na penumbra do quarto, sem outra luz que a da lua. Dizendo essas histórias sentia prazer, e dava prazer, mas tomava muito cuidado. Às vezes, em pleno relato, sentia que o rei estava examinando seu pescoço.
Se o rei se aborrecesse, estava perdida.
De medo de morrer nasceu a maestria de narrar.
Ref. In: GALEANO, Eduardo. Mulheres . Tradução de Eric Nepomuceno e Sergio Faraco. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.
Sobre a interpretação do texto acima, assinale a
alternativa incorreta :
A) Sherazade se gaba da sua astúcia por escapar do destino trágico das outras virgens que a precederam, por meio de sua habilidosa capacidade de narrar e extrema beleza.
B) A história de Sherazade conta que as histórias ouvidas, lidas ou imaginadas por ela foram a real causa dela não ser decapitada pelo rei.
C) O rancor do rei foi gerado por ele ter sido traído por uma mulher, e, como resposta, degolava todas as suas esposas depois da primeira noite, com exceção de Sherazade.
D) O prazer proporcionado e sentido por Sherazade em suas noites com o rei era suscitado pelas narrativas que ocupavam a madrugada, na penumbra do quarto.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 201
Vamos para o Anterior: Exercício 199
Tente Este: Exercício 147
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português