Procura

Técnicas em laboratórioBiossegurança técnica em laboratório


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IF-MS 2019)

Na prevenção da contaminação por agentes infecciosos, recomenda-se aos profissionais de saúde que adotem medidas de Biossegurança, especificamente àqueles que trabalham em áreas insalubres, com risco variável.

Nesse sentido, o emprego de práticas seguras, como o uso do jaleco, reduz significativamente o risco de acidente ocupacional, sendo importante também a conscientização dos profissionais para utilização de técnicas assépticas e o estabelecimento de normas, conduta e procedimentos que garantam ao profissional e ao paciente um tratamento sem risco de contaminação.

Fonte: Carvalho et al. (2009)

Acerca das diversas abordagens sobre a utilização de jalecos e outros acessórios por profissionais da saúde, analise as alternativas e assinale a CORRETA .




A) Uniformes e jalecos brancos podem tornar-se progressivamente contaminados durante atendimentos clínicos, nos quais a contaminação alcança um nível de saturação até se estabilizar em um platô. O tempo que é gasto para se atingir esse nível de saturação é definido e não depende da quantidade de colonização microbiana do paciente, frequência e tipo de atividade clínica.

B) Bactérias multirresistentes, que podem provocar doenças como faringites, otites, pneumonia, hepatites, tricomoníase e tuberculose, podendo levar até a pessoa a óbito, são carregadas para lugares públicos e retornam das ruas para consultórios médicos, odontológicos, enfermarias e salas de cirurgia por diversos tipos de agentes. Contudo, essa premissa não é verdadeira na utilização de jalecos, em função da especificidade de seu material.

C) Diversos acessórios que ficam em contato direto com os jalecos dos profissionais de saúde, tais como crachás de identificação, colares e correntes, usados por muitos profissionais, podem estar contaminados com bactérias patogênicas, mas essas bactérias não poderiam ser transmitidas a pacientes.

D) As luvas, por apresentarem maior porosidade e reentrâncias que a pele, possibilitam uma menor desinfecção, minimizando proteção à contaminação bacteriana.

E) Enquanto microrganismos virulentos podem ser cultivados a partir de estetoscópios e casacos brancos, seus papeis na transmissão de doenças permanecem indefinidos. Tal como o estetoscópio, o casaco branco foi durante muito tempo um símbolo do profissional de saúde, assim, muitas instituições insistem para que médicos, em especial, o vistam como parte de um código obrigatório.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 93

VOLTAR ao índice: Técnicas em laboratório






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+