FarmáciaFarmacologia cardiovascular
- (FEPESE 2019)
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica multifatorial, que se não tratada com eficiência, aumenta o risco de ocorrência de complicações cardiovasculares como o acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio.
Considerando os tratamentos disponíveis na rede de atenção primária à saúde do município de Florianópolis para essa condição, assinale a alternativa correta.
A) Os principais efeitos adversos dos inibidores da enzima conversora de angiotensina, como o losartana, são hipotensão e tosse seca.
B) O tratamento da HAS envolve medidas não farmacológicas como exercícios físicos, redução do consumo de sal e aumento do consumo de gorduras saturadas.
C) Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) atuam preferencialmente sobre os leitos vasculares sensíveis à angiotensina como nos rins, no coração e no cérebro.
D) No tratamento farmacológico da HAS são considerados vasodilatadores de ação direta: antagonistas dos canais de cálcio, inibidores da ECA e inibidores da renina.
E) Os medicamentos diuréticos, como a hidroclorotiazida, a furosemida e a doxasozina, são muito utilizados no tratamento da HAS e estão presentes na REMUME de Florianópolis.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 88
Vamos para o Anterior: Exercício 86
Tente Este: Exercício 86
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Farmácia