FarmáciaFarmacologia cardiovascular
- (Prefeitura de Fortaleza - CE 2016)
As paradas cardiorrespiratórias são muito comuns em pacientes críticos que dão entrada na emergência do Instituto Dr. José Frota. Para reverter esse quadro, por vezes, são utilizados fármacos agonistas do sistema nervoso simpático, tais como a adrenalina e a noradrenalina. Esses fármacos são capazes de reverter as paradas cardiorrespiratórias por atuarem:
A) relaxando artérias e veias e diminuindo a sobrecarga cardíaca e o esforço do coração, o que contribuiria para as manobras de reanimação e sua efetividade.
B) contraindo as veias e relaxando as artérias, melhorando o retorno venoso e diminuindo a pós-carga, fazendo com que o coração tendesse a bater mais facilmente.
C) aumentando a possibilidade de descarga do nó sinoatrial e aumentando a constrição arterial, o que propiciaria a melhora do paciente após manobras de reanimação.
D) inibindo a capacidade de autoexcitabilidade cardíaca e promovendo o relaxamento das artérias, o que colaboraria para que as manobras de reanimação fossem mais efetivas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 17
Vamos para o Anterior: Exercício 15
Tente Este: Exercício 32
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Farmácia