Procura

FarmáciaFarmacotécnica e tecnologia farmacêutica


EXERCÍCIOS - Exercício 112

  • (UFPR 2019)

Os estudos de química farmacêutica mostram que uma substância ativa nem sempre pode ser utilizada em sua forma livre, sendo necessária a formação de sais ou de ésteres da substância. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.



A) A DCB (Denominação Comum Brasileira) dos insumos usa a apresentação principal, levando em conta o fármaco terapeuticamente ativo, não existindo sais, ésteres ou isômeros descritos na DCB.


B) Para o preparo do medicamento em farmácias com manipulação, independentemente da denominação utilizada para a substância, quando existir referência, deverá ser aplicado fator de equivalência, para que o medicamento seja preparado terapeuticamente ativo, garantindo que as doses serão equivalentes às clinicamente efetivas.


C) Numa das atualizações da Portaria SVS/MS nº 344, foi acrescentado um 4º parágrafo ao artigo 52, tornando facultativa a aplicação do fator de equivalência entre substâncias e seus respectivos derivados (base/sal) no preparo de medicamento em formulações magistrais.


D) O fator de equivalência é um valor numérico fixo a todas as substâncias, utilizado para realizar a conversão compensatória da massa do sal ou éster para a massa da base, ou do fármaco hidratado para sua forma anidra.


E) A rotulagem do produto deve ser pela DCI do produto principal, independentemente de ter sido utilizado sal ou éster da substância ou insumo ativo.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 113

Vamos para o Anterior: Exercício 111

Tente Este: Exercício 181

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.13ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=1.07ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 6ms))