PedagogiaGestão democrática
- (Nosso Rumo 2017)
Leia o texto abaixo.
A escola sozinha não poderá compensar a sociedade, contudo, quando atinge a efetividade, pode contribuir, nos limites da sua faixa de atuação, para diminuir as diferenças sociais. Então, que atributos são influentes para se constituir uma escola democrática e de qualidade?
GOMES, Cândido Alberto, 2005.
De acordo com as reflexões de Cândido Alberto Gomes,
apoiadas em diferentes resultados de pesquisas
educacionais, há fortes indícios de que
A) a composição do corpo discente interfere na qualidade da escola. Em vez da heterogeneidade, preza-se pela homogeneidade dentro da escola, o que resulta em um efeito positivo, não negligenciável para as aprendizagens. Destaca como boa estratégia o agrupamento de alunos por competência cognitiva, sendo que salas homogêneas possibilitam a não variação da qualidade e a natureza do ensino. No máximo, os docentes adaptam o ritmo nas turmas de alunos mais lentos.
B) o protagonismo dos alunos tem crescente importância para os objetivos da escola serem ou não atingidos. Este novo protagonismo discente, exercido por adolescentes e jovens, indica que o grupo de colegas tem influência na aprendizagem e no processo educativo em geral, influência esta que varia conforme as suas origens sociais. Destaca assim a importância das interações, denominada “efeitos dos colegas”.
C) o contexto socioeconômico dos estudantes em si é o mais importante aspecto intraescolar para o fracasso, independentemente da proposta organizacional e pedagógica e do clima da escola. É o contexto socioeconômico que gera resultados acadêmicos positivos e/ou negativos. Há uma determinação socioeconômica sobre o Ethos .
D) o tamanho da escola e da turma assume nas pesquisas a importância que tem no senso comum. Os resultados de uma escola ou turma menor são necessariamente melhores, em função da pessoalidade do tratamento, da afetividade e da ausência ou de poucos episódios de violências e da governabilidade.
E) docentes recompensados em suas carreiras, com base na escolaridade, no tempo de serviço e em gradação crescente fazem a diferença.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 307
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia