Procura

PedagogiaGestão democrática


EXERCÍCIOS - Exercício 25

  • (Nosso Rumo 2017)

Leia o texto abaixo.

A escola sozinha não poderá compensar a sociedade, contudo, quando atinge a efetividade, pode contribuir, nos limites da sua faixa de atuação, para diminuir as diferenças sociais. Então, que atributos são influentes para se constituir uma escola democrática e de qualidade?

GOMES, Cândido Alberto, 2005.

De acordo com as reflexões de Cândido Alberto Gomes, apoiadas em diferentes resultados de pesquisas educacionais, há fortes indícios de que




A) a composição do corpo discente interfere na qualidade da escola. Em vez da heterogeneidade, preza-se pela homogeneidade dentro da escola, o que resulta em um efeito positivo, não negligenciável para as aprendizagens. Destaca como boa estratégia o agrupamento de alunos por competência cognitiva, sendo que salas homogêneas possibilitam a não variação da qualidade e a natureza do ensino. No máximo, os docentes adaptam o ritmo nas turmas de alunos mais lentos.

B) o protagonismo dos alunos tem crescente importância para os objetivos da escola serem ou não atingidos. Este novo protagonismo discente, exercido por adolescentes e jovens, indica que o grupo de colegas tem influência na aprendizagem e no processo educativo em geral, influência esta que varia conforme as suas origens sociais. Destaca assim a importância das interações, denominada “efeitos dos colegas”.

C) o contexto socioeconômico dos estudantes em si é o mais importante aspecto intraescolar para o fracasso, independentemente da proposta organizacional e pedagógica e do clima da escola. É o contexto socioeconômico que gera resultados acadêmicos positivos e/ou negativos. Há uma determinação socioeconômica sobre o Ethos .

D) o tamanho da escola e da turma assume nas pesquisas a importância que tem no senso comum. Os resultados de uma escola ou turma menor são necessariamente melhores, em função da pessoalidade do tratamento, da afetividade e da ausência ou de poucos episódios de violências e da governabilidade.

E) docentes recompensados em suas carreiras, com base na escolaridade, no tempo de serviço e em gradação crescente fazem a diferença.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26

Vamos para o Anterior: Exercício 24

Tente Este: Exercício 307

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=22.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.72ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 25ms))