Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional nos contextos hospitalares e reabilitação física


EXERCÍCIOS - Exercício 34

  • (Instituto Consulplan 2019)

De acordo com De Carlo (2006), o uso das ocupações para a melhoria do estado geral de bem-estar humano é relatado desde a antiguidade clássica, quando não havia ainda a noção de processos de saúde-doença, como a compreendemos hoje. O surgimento da Terapia Ocupacional como profissão, oficialmente reconhecido como tendo ocorrido na segunda década do século XX, está profundamente ligado ao trabalho hospitalar, seja por suas raízes no uso das ocupações nos manicômios psiquiátricos, seja por seu “nascimento”, entre as guerras mundiais, relacionado ao trabalho nos hospitais civis e militares junto a incapacitados físicos e doentes crônicos, como tuberculosos e sequelados por acidentes de trabalho. A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social; considera-se que a atuação do terapeuta ocupacional é fundamental em programas de assistência à saúde integral do indivíduo, sendo por analisar e promover a vida ocupacional do paciente em seus diferentes aspectos. Sobre a intervenção da Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, assinale e alternativa correta.


A) As atividades, que podem ser desenvolvidas pelo terapeuta ocupacional, são realizadas em grupo, sendo necessário adequar o perfil do paciente e do cuidador, além de maximizar os efeitos da separação dos familiares, do trabalho, do impacto da internação.

B) A Terapia Ocupacional pode intervir no planejamento e organização de espaços intra-hospitalares mais humanizados e acolhedores, que possam ser diferenciados do aspecto tradicional dos hospitais gerais e para que promovam a melhoria das relações interpessoais.

C) O terapeuta ocupacional pode atuar na elaboração de uma rotina de atividades para os pacientes e familiares, de acordo com o funcionamento das enfermarias ou berçários, juntamente com as demandas da família, mas focando a sua intervenção na equipe que atende na enfermaria.

D) O terapeuta ocupacional, no processo de acolhimento no momento da internação, avalia, auxilia e orienta na modificação do ambiente em casa, no trabalho e nas atividades de lazer, para que o paciente alcance o seu grau máximo de desempenho e autonomia nas várias situações do cotidiano.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 35

Vamos para o Anterior: Exercício 33

Tente Este: Exercício 33

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.53ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=0.54ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 4ms))