Terapia ocupacionalTerapia ocupacional na atenção à saúde do idoso
- (Instituto Consulplan 2019)
No Brasil, doença de Parkinson configura-se como uma das principais causas neurológicas de incapacidade física em pessoas acima de 60 anos. Almeida & Cruz (2009) disserta que a Terapia Ocupacional com idosos com doença de Parkinson abarca o tratamento de pessoas que apresentam déficit em tarefas básicas do autocuidado como alimentação, higiene, deambulação e atividades instrumentais. No que concerne à intervenção da Terapia Ocupacional em idosos com a doença de Parkinson, assinale a alternativa correta.
A) Ao aumentar a participação das pessoas idosas em atividades que lhes interessa, o Terapeuta Ocupacional tem um papel relevante na melhora destes indivíduos voltando-se para recuperação funcional global.
B) Tendo em vista a possibilidade de diminuição das funções emocionais, o terapeuta ocupacional foca a sua intervenção no uso de recursos de eletroterapia, além da possibilidade de sugerir mudanças ambientais e facilitar a execução de tarefas diversas.
C) O terapeuta ocupacional irá desenvolver um programa de exercícios para minimizar a incapacidade funcional em pessoas com doença de Parkinson, fazendo uso de recursos diversos, dentre eles a mioeletroterapia e a terapia com uso de anticonvulsionantes.
D) O terapeuta ocupacional irá analisar o tratamento farmacológico indicado para, se necessário, realizar alterações na indicação, bem como fazer uso de atividades, e que incluem método alternativo para sua realização e mudanças ambientais como reorganização de móveis.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16
Vamos para o Anterior: Exercício 14
Tente Este: Exercício 31
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional