Procura

Terapia ocupacionalHistória modelos métodos e práticas da terapia ocupacional


EXERCÍCIOS - Exercício 22

  • (FADESP 2019)

Em março de 1917, um pequeno grupo de pessoas reuniu-se pela ideia de que a ocupação poderia desempenhar um importante papel na cura e na saúde. As práticas que construíram a futura profissão de Terapia Ocupacional eram disseminadas por toda a comunidade médica, mas, com a reunião de 1917, a National Society for the Promotion of Occupational Therapy (NSPOT), posteriormente renomeada como American Occupational Therapy Association (AOTA), agrupou estas práticas. Sobre a história e fundamentos da Terapia Ocupacional, é correto afirmar que


A) houve um notório crescimento da profissão Terapia Ocupacional desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, todo esse crescimento e toda esta mudança tiveram um custo, e alguns terapeutas ocupacionais sentiram que a profissão havia perdido seu foco na ocupação. Um desses profissionais foi Eleanor Clarcke Slagle, que exigiu um retorno à crença fundamental da Terapia Ocupacional “de que o homem, por meio do uso de suas mãos, quando elas são energizadas pela mente e pela vontade, pode influenciar o seu estado de saúde”.

B) a Ciência Ocupacional foi desenvolvida na University of Southern California, em 1989, tendo como um de seus precursores Gary Kielhofner. Por meio de grandes chaves de análise, denominadas forma, função e significado da ocupação, os autores vêm produzindo várias pesquisas sobre a ocupação, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares.

C) o Modelo da Ocupação Humana foi elaborado por Elizabeth June Yerxa na década de 1970. Desde a publicação da primeira edição de seu livro, em 1985, Yerxa e colaboradores vêm trabalhando para expandir a compreensão científica da necessidade humana por ocupação e sua aplicação na prática da terapia ocupacional.

D) o Comportamento Ocupacional foi desenvolvido por Mary Reilly, nos anos 60 e 70, partindo do pressuposto de que a ocupação era o centro e o método da área. Os quatro temas conceituais principais do Comportamento Ocupacional são: adaptação ao trabalho e jogo, motivação para a ocupação, adaptação no tempo e papéis ocupacionais.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 23

Vamos para o Anterior: Exercício 21

Tente Este: Exercício 237

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.84ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=1.27ms))((ts_substr_im=1.16ms))
((total= 7ms))