InglêsEnsino da língua estrangeira inglesa
- (AMAUC 2019)
A BNCC passa a adotar o nome de Língua estrangeira para língua franca. É uma mudança de conceito importante para o ensino do Inglês. De acordo com a Base, todos os conceitos abaixo estão corretos em relação à língua franca, com EXCEÇÃO de:
A) Língua franca é a língua de várias pessoas, que falam idiomas diferentes, adotam para se comunicarem entre si. Nesse sentido, a BNCC legitima o Inglês, não só como a língua falada em países como nos Estados Unidos ou na Inglaterra, mas como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado.
B) O Inglês deixa de ser apenas dos falantes nativos, e passa a ser uma língua que varia, com diferentes contextos, que dependem do lugar onde é falada. Porém, esse fator acaba não favorecendo o ensino da língua inglesa com mais interculturalidade.
C) O novo status de língua franca implica em deslocar a língua de um modelo ideal de falante para um modelo mais real, considerando suas diferenças culturais e as variações linguísticas decorrentes das situações de uso e das comunidades que a falam.
D) A proposta da BNCC é a de reconhecer os diversos repertórios linguísticos presentes em sala de aula e fora dela, ampliando as noções do que vem a ser "certo" e "errado" no uso da língua.
E) Assim, a língua inglesa não é mais aquela do estrangeiro, oriundo de países hegemônicos, cujos falantes servem de modelo a ser seguido, nem tampouco trata-se de uma variante da língua inglesa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41
Vamos para o Anterior: Exercício 39
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Inglês