Saúde públicaMeio ambiente e saúde pública
- (VUNESP 2019)
As ações de combate vetorial visam à redução da infestação do vetor, monitoramento dos níveis de infestação e eliminação de alados infectados. Para isso, são preconizadas diversas ações exercidas pelos municípios, com amparo estadual e federal. Uma delas é o bloqueio de criadouros e nebulização.
Assinale a alternativa que define corretamente essa ação.
A) Consiste na estimação dos níveis de infestação de uma determinada área geográfica num dado momento. É obtida mediante amostragem de imóveis para obtenção do índice de Breteau e informações sobre os recipientes encontrados. Deve ser utilizada como fonte de informação para direcionamento das ações de controle nos locais avaliados.
B) Visa orientar e estimular os responsáveis a adotar os cuidados necessários e executar, durante a visita, medidas de controle. O controle de nebulização deve destruir os recipientes de forma a impedir o acúmulo de água ou o acesso aos mosquitos para oviposição. Também utilizam-se larvicidas químicos, aplicados pelos munícipes.
C) Uso de técnicas de controle físico e biológico de pontos estratégicos, ou seja, de imóveis selecionados pela elevada oferta de recipientes em condições de se tornarem criadouros, como ferro velho, canteiro de obras e borracharias.
D) Tratamento focal de criadouros em municípios sem transmissão confirmada, a partir da notificação de suspeitos de dengue, chikungunya e zika, sendo indicada aplicação de adulticidas em casos importados oriundos de áreas de transmissão reconhecida ou em áreas com adensamento de suspeitos.
E) Aplicação de inseticidas espacialmente e no interior dos imóveis especiais, isto é, imóveis selecionados devido ao grande número de pessoas que os frequentam, aumentando a probabilidade de disseminação das arboviroses.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 141
Vamos para o Anterior: Exercício 139
Tente Este: Exercício 343
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Saúde pública