FilosofiaA política
- (INSTITUTO AOCP 2019)
“A cultura aponta para o mundo como ele é, com hábito, costumes, valores que nos aproximam dos outros indivíduos do grupo. A arte aponta para possibilidades do mundo, tira-nos do habitual, rompe os costumes, propõe outros valores. Já a cultura de massa e a indústria cultural estão ligadas à cultura e não à arte, pois reiteram o que já sabemos, têm efeito tranquilizante sobre seu público, oferecendo entretenimento e passamento que não propiciam a compreensão mais profunda do mundo” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 359). A partir da leitura do fragmento, bem como de seus conhecimentos sobre indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.
A) A indústria cultural e a cultura de massa foram tematizadas por Adorno e Horkheimer. A partir da constituição de tais conceitos, iniciou-se uma retomada da tendência iluminista que, por sua vez, influenciou a constituição da teoria da ação comunicativa de karl-Otto Apel.
B) O público da cultura de massa pode ser considerado alienado na sociedade capitalista industrial. Apesar disso, a autenticidade ainda pode ser impressa à ação, já que o indivíduo ainda irá conseguir se projetar no tempo. Quer dizer, a existência se caracterizará como um lançar-se contínuo às possibilidades renovadas.
C) O grande perigo da cultura transmitida pelos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc.), segundo Horkheimer e Adorno, é tornar parcela do público em rebanho de seres passivos, ou seja, incapazes do exercício da autorreflexão. Afinal, isso tornaria dificultoso o trabalho de transformação da realidade.
D) O conceito de indústria cultural foi desenvolvido por Habermas, na obra Dialética do Esclarecimento.
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