Procura

Matemática financeiraTaxa efetiva e taxa nominal


EXERCÍCIOS - Exercício 15

  • (PUC-PR 2019)

“Nos mercados financeiros, brasileiro e mundial, mesmo entre os professores, técnicos e executivos, reina muita confusão quanto ao conceito e à classificação das taxas de juros, principalmente no que se refere às taxas nominal, efetiva e real” (Vieira Sobrinho, 2018, p. 161). Apesar da confusão citada, autores consagrados da Matemática Financeira, entre eles o próprio VIEIRA SOBRINHO e também MATHIAS se alinham sobre o conceito de taxa nominal e efetiva. Assim, dentre as alternativas seguintes, assinale a única opção CORRETA.


A) No regime de capitalização composta, dada uma taxa nominal, a taxa efetiva cresce exponencialmente em função do número de capitalizações, tendendo a infinito.

B) No regime de capitalização composta, dada uma taxa nominal anual com capitalizações semestrais, considera-se que o número de capitalizações é seis.

C) No regime de capitalização simples a taxa nominal será sempre igual a taxa efetiva.

D) No regime de capitalização composta, dada uma taxa nominal anual maior que zero, a taxa efetiva anual será maior, caso o número de capitalizações seja superior a um.

E) No regime de capitalização composta, dada uma taxa nominal anual, a taxa efetiva permite no máximo 365 capitalizações.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16

Vamos para o Anterior: Exercício 14

Tente Este: Exercício 14

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Matemática financeira






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+