LibrasFormação do tradutor-intérprete
- (CCV-UFC 2019)
Sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras é correto afirmar:
A) A profissionalização da tradução e interpretação de língua de sinais se remete às políticas de inclusão e do desenvolvimento e conquistas sociais das pessoas surdas em cada país.
B) No Brasil, a tradução e interpretação de língua de sinais sempre foi incentivada e utilizada nos meios de comunicação, sendo a janela de Libras utilizada em mais de 80% dos programas televisivos, isso devido ao reconhecimento legal da Libras.
C) Historicamente, a função de tradutor e intérprete de língua de sinais sempre foi exercida por profissionais formados em cursos oferecidos por entidades surdas, como associações de surdos e, posteriormente, por federações de surdos e intérpretes.
D) A oferta de cursos superiores para tradutores e intérpretes de Libras no Brasil, desde a década de 1990, se dá, principalmente, a partir da política pública de indução de ações afirmativas, trazida pelo Decreto 7.612/90, com o Programa Viver Sem Limites.
E) Embora a Lei 12.319/10 determine a formação em nível superior, em cursos de “Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa”, o Decreto 5.626/05 impõe a formação de profissionais tradutores e intérpretes de Libras em nível médio.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 10
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Libras