Procura

Administração públicaO novo gerencialismo público ou nova gestão pública


EXERCÍCIOS - Exercício 41

  • (UFGD 2019)

A Administração Pública em busca de maior eficiência administrativa tem procurado implementar um modelo de gestão que priorize maior otimização dos recursos públicos. Esse esforço visa a adotar técnicas e estratégias que possam romper com paradigmas e reações tradicionais que, de certa forma, emperram a máquina pública e resultam em baixo rendimento de seus recursos, baixa transparência, limitações de suas atividades organizacionais, atraso no atendimento às necessidades do cidadão. A tentativa da adoção de um novo modelo encontrará algumas resistências, uma vez que a Administração Pública tem de mudar a visão que possui sobre o cidadão que busca e utiliza seus serviços. Destacam-se como ações para a implementação de um modelo ágil, transparente, eficaz e eficiente na Administração pública: o envolvimento do cidadão no orçamento público, caixas de sugestões, portal de transparência, capacitação dos agentes públicos, canais de relacionamento com o cidadão, novas técnicas de gestão, adoção de novas tecnologias da informação e atendimento ao cidadão, redução do formalismo eliminando o excesso de burocratização dos processos e redesenhando os desenhos dos cargos dos servidores.

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de paradigma na Administração Pública evidenciado no texto.




A) Paradigma do novo governo brasileiro que busca capacitar melhor seus servidores, para melhor desenvolver o seu trabalho com base nas técnicas tradicionais da gestão pública.

B) Paradigma da nova gestão pública que visa a dar ao servidor público maior autonomia e romper com o paradigma de que manda quem pode e obedece quem tem juízo.


C) Paradigma da eficácia na Administração Pública contemporânea com utilização de modelos mundiais adotados por grandes organizações públicas de sucesso.

D) Paradigma do "o cliente sempre tem razão" com o rompimento da adoção de técnicas inovadoras de gestão adotadas por organizações privadas que sempre garantiram a sua competitividade.

E) Paradigma do cliente na gestão pública em que técnicas e estratégias da organização privada são adotadas como referências para eficiência dos serviços públicos.


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