Procura

Engenharia florestalIndustrialização de produtos florestais


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (FADESP 2019)

A colheita florestal no Brasil evoluiu muito desde os anos 1940. De uma colheita essencialmente manual, passou-se, já na década de 1990, à utilização de máquinas capazes de cortar, desgalhar, descascar, empilhar e traçar madeiras simultaneamente como a Harvester. Segundo Machado (2002), “a Colheita Florestal pode ser definida como um conjunto de atividades realizadas em um maciço florestal, visando preparar e extrair a madeira do local de corte até o local de transporte, utilizando técnicas e padrões estabelecidos, com a finalidade de transformá-la em produto final”. Está implícita a colheita atividade, como o corte, a extração, o carregamento e o transporte, que representam aproximadamente 50% dos custos das madeiras encontradas nos pátios das empresas. Ainda segundo Machado (2002), os principais sistemas de colheita florestal são: i) sistema de toras longas; ii) sistema de toras curtas e; iii) sistema de árvores inteiras. Considerando-se essa classificação, pode-se afirmar que o sistema de toras longas é


A) o sistema que não pode ser utilizado em terrenos acidentados.

B) o menos preferido pelas grandes empresas.

C) o mais indicado para futura utilização de biomassa para energia ou processo por concentrar os restos de árvores no mesmo espaço.

D) o mais barato quando mecanizado, com alta eficiência mecânica dos equipamentos e com menor custo por tonelada de madeira posta no pátio.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia florestal






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+