Conhecimentos geraisMeio ambiente sustentabilidade e aquecimento global
- (NUCEPE 2019)
A partir dos anos 1960, o movimento ambientalista cresceu baseado no conhecimento científico (da ecologia, saúde pública, geociências e ciências atmosféricas) e em uma reverência romântica pela natureza [...]. A partir dos anos 1970, a corrente principal do movimento ambientalista aferrou-se a uma ideologia quase religiosa, o verdismo, que pode ser encontrada nos manifestos de ativistas tão diversos como Al Gore, o Unabomber e o papa Francisco.
(PINKER, Steven. O novo iluminismo: em defesa da razão, da ciência e do humanismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018)
O “verdismo”, mencionado pelo autor e hoje considerado um dos principais movimentos de tendência globalista na nova ordem mundial, consiste em uma proposta de ativismo ambiental contemporâneo em que
A) atribui-se à terra a personalidade de uma mulher, violada pelos falsos deuses da ciência, da tecnologia e do progresso.
B) valoriza-se,sobretudo, o ser humano que, com sua racionalidade, revela-se capaz de salvar o planeta de um colapso ambiental.
C) celebram-se os resultados da industrialização para a humanidade, por permitir alimentar milhões de pessoas e duplicar a expectativa de vida.
D) defende-se a premissa de que o custo de bem-estar humano, em termos de dano ambiental, pode ser renegociado pela tecnologia.
E) compreende-se e se aceita que algum grau de poluição representa uma consequência inescapável do progresso humano.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 344
Vamos para o Anterior: Exercício 342
Tente Este: Exercício 389
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais