Administração geralAbordagem sistêmica da administração
- (FUNDATEC 2019)
A Teoria Geral da Administração (TGA) passou por uma forte e crescente ampliação do seu enfoque, de modo que diversos autores apresentaram teorias variadas e múltiplas abordagens sobre o tema. Uma das teorias apresentadas é conhecida como Teoria Geral dos Sistemas (TGS), que descreve que os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes, pois se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Dentre os estudos relativos à Teoria dos Sistemas, encontra-se o conceito de Entropia Negativa, cuja característica principal denota que:
A) A organização, como sistema aberto, tende à diferenciação, isto é, à multiplicação e à elaboração de funções, o que lhe traz também multiplicação de papéis e diferenciação interna.
B) Os sistemas abertos, para sobreviverem, precisam mover-se para deterem o processo entrópico e se reabastecerem de energia, mantendo indefinidamente sua estrutura organizacional. É um processo reativo de obtenção de reservas de energia conhecido também como negentropia.
C) Um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais.
D) Os sistemas abertos transformam a energia recebida. A organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados, mão de obra treinada, serviços etc. Essas atividades acarretam alguma reorganização das entradas.
E) O sistema aberto mantém certa constância no intercâmbio de energia importada e exportada do ambiente, assegurando o seu caráter organizacional e evitando o processo entrópico.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 70
Vamos para o Anterior: Exercício 68
Tente Este: Exercício 16
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral