Procura

Gestão de pessoasComportamento organizacional em gestão de pessoas


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (UFMG 2019)

O modelo político de gestão de pessoas, criado a partir dos estudos sobre motivação do pesquisador Herzberg e pelos estudos do Instituto Tavistock de Londres, diferencia-se do modelo instrumental, sobretudo pela incorporação da ideia de conflito e divergência. As políticas de gestão de pessoas são observadas como mutantes e contingentes, sendo permeadas por soluções temporárias e por características de situações específicas com base em um diagnóstico organizacional.
Dentre as principais características do modelo político de gestão de pessoas, cita-se



A) a organização observada como um instrumento racional de produção, cuja estratégia é definida em função de pressões externas e internas.


B) a eficiência econômica negociada, não correspondendo necessariamente à eficiência social a curto prazo (absorção de conflitos por meio da negociação).


C) a maior integração horizontal dos diversos setores da organização por meio do estabelecimento de processos de produção transversais.


D) a previsão do pagamento por produtividade, se baseando na politização do argumento de que a eficiência social gera a eficiência econômica e vice-versa.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 106

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Gestão de pessoas






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+