PortuguêsRegência (2)
- (FCC 2018)
[Para onde vão as palavras]
Como se sabe, a palavra durante algum tempo foi obrigada a recuar diante da imagem, e o mundo escrito e impresso diante do falado na tela. Tiras de quadrinhos e livros ilustrados com um mínimo de texto hoje não se destinam mais somente a iniciantes que estão aprendendo a soletrar. De muito mais peso, no entanto, é o recuo da notícia impressa em face da notícia falada e ilustrada. A imprensa, principal veículo da esfera pública no século X I X assim como em boa parte do século XX, dificilmente será capaz de manter sua posição no século X X I.
Mas nada disso pode deter a ascensão quantitativa da literatura. A rigor, eu quase diría que - apesar dos prognósticos pessimistas - o mais importante veículo tradicional da literatura, o livro impresso, sobreviverá sem grande dificuldade, com poucas exceções, como as das enciclopédias, dos dicionários, dos compêndios de informação etc., os queridinhos da internet .
(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados . São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 29-30.)
O verboindicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhadona seguinte frase:
A) Entre as várias atrações que ( conter ) um livro, uma é a de tornar-se um objeto do afeto de quem o possui.
B) Se há imagens pelas quais se ( deixar ) prender um espectador , há palavras que encantam um leitor.
C) Quando há num livro imagens excessivas, que ( contaminar ) um texto , as palavras saem desvalorizadas.
D) A despeito de ( haver ) nele figuras demais, esse livro infantil atrai também um leitor adulto.
E) Aos frequentadores da internet ( atrair ) sobretudo o volume de informações que nela circulam.
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