Procura

PortuguêsVariação linguística


EXERCÍCIOS - Exercício 131

  • (IF-SP 2018)

“O que se entende por norma-padrão, nos estudos mais recentes sobre variação linguística e ensino, é o modelo de língua descrito-prescrito pela tradição gramatical, uma língua extremamente idealizada, construída com base nos usos de um grupo não muito amplo de escritores e, mesmo assim, não de todos esses usos, mas só daqueles que o próprio gramático considera exemplares ou recomendáveis.”
(BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011 p 31)
Com base na visão de Bagno sobre a norma-padrão, é correto afirmar que:


A) O papel da escola é ensinar norma-padrão. É preciso criar condições para que o português padrão seja aprendido.

B) O ensino de norma-padrão deve vir articulado com práticas de análise de textos, de maneira que o aluno possa ter domínio pleno da escrita e da leitura.

C) Não se deve ensinar norma-padrão na escola. A educação em língua materna não é sinônima de um ensino exclusivo de uma única modalidade de emprego da língua, muito menos de uma modalidade obsoleta e anti-intuitiva.

D) A norma-padrão deve ser ensinada nas escolas, levando-se em consideração os usos regionais e locais. A variação existente hoje no português do Brasil é fruto da dinâmica populacional e da natureza do contato dos diversos grupos sociais, em diferentes períodos da história. É essa diversidade que deve ser valorizada.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 132

Vamos para o Anterior: Exercício 130

Tente Este: Exercício 68

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.92ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.78ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 10ms))