PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais
- (CETRO 2008)
A globalização atual adota formas brutais para impor mudanças que levam à necessidade urgente de rever o que fazer com as coisas, as idéias e também com as palavras. Trata-se de uma dupla tirania: do dinheiro e da informação. Esta imposição é externa aos países e movida por empresas mundiais que competem entre si, sobrevivendo as que têm mais-valia maior. Segundo Santos (2001), qual o efeito, nos países, dessa imposição por mudanças?
A) Os países se tornam mais definidos em sua identidade nacional, como reação dialética à tendência de homogeneização. Há uma busca interna de avanço tecnológico para não desaparecer na feroz competição que se trava entre as economias nacionais. Nesse movimento, é freqüente os estados se tornarem autoritários.
B) O efeito não é uniforme para todos os países. Quando o país é adiantado na economia e na tecnologia, sua identidade é reforçada e todas as camadas sociais beneficiam-se da mais-valia. Já os atrasados, chegam a "negar" sua identidade cultural e têm a maioria da população pauperizada e uma minoria enriquecida.
C) É um efeito fragmentador, pela imposição da competição e do individualismo que solapam os vínculos de solidariedade; há também um efeito de enraizamento de cada um a seu território, na forma de bens imóveis, como contrapartida da velocidade das mudanças.
D) É um efeito aglutinador sobre os países como totalidades político-econômicas, fazendo com que formem blocos para competirem com mais força no mercado global. Em cada país, os estados nacionais, mesmo as ditaduras, sofrem um processo de modernização tecnológica, para viabilizar o funcionamento dos blocos.
E) É um efeito fragmentador. As fronteiras se tornam porosas para o dinheiro e a informação; os países, enquanto estrutura em movimento, perdem visibilidade; o estado se omite quanto aos interesses das populações e se torna mais forte e ágil, mais presente, ao serviço da economia dominante.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 55
Vamos para o Anterior: Exercício 53
Tente Este: Exercício 64
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia