PedagogiaTeorias e práticas da língua portuguesa matemática ciências história e geografia
- (CESPE 2017)
O aprendizado histórico deve ser organizado de modo que as suas diferentes formas sejam abordadas, praticadas e articuladas em uma relação consistente e dinâmica de desenvolvimento. Nesse processo, têm importância não apenas os fatores cognitivos, mas nele também devem ser considerados os componentes estéticos e políticos da consciência da história e da cultura histórica como pré-requisitos, condições e determinações essenciais dos objetivos do aprendizado histórico.
Jörn Rüsen. Aprendizado histórico . In : Jörn Rüsen e o ensino de história . Maria Auxiliadora Schmidt et al . (Orgs.). Curitiba: Ed. UFPR, 48 (com adaptações).
Com referência ao texto precedente, é correto afirmar que, no que concerne à teoria do ensino e da aprendizagem de história, Jörn Rüsen
A) orienta o ensino e a aprendizagem de história por metas políticas, tais como a disseminação dos valores da cidadania.
B) defende uma posição antinarrativista nos âmbitos da teoria e da didática da história.
C) confere caráter pluralista ao aprendizado histórico, ao considerar suas múltiplas formas e diferentes componentes.
D) pressupõe a incomunicabilidade entre teoria da historiografia e teoria da aprendizagem histórica.
E) desarticula o aprendizado de história da pesquisa histórica, orientada por componentes cognitivos ausentes nesse aprendizado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 33
Vamos para o Anterior: Exercício 31
Tente Este: Exercício 83
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia