Procura

PedagogiaTeorias e práticas da língua portuguesa matemática ciências história e geografia


EXERCÍCIOS - Exercício 32

  • (CESPE 2017)

O aprendizado histórico deve ser organizado de modo que as suas diferentes formas sejam abordadas, praticadas e articuladas em uma relação consistente e dinâmica de desenvolvimento. Nesse processo, têm importância não apenas os fatores cognitivos, mas nele também devem ser considerados os componentes estéticos e políticos da consciência da história e da cultura histórica como pré-requisitos, condições e determinações essenciais dos objetivos do aprendizado histórico.

Jörn Rüsen. Aprendizado histórico . In : Jörn Rüsen e o ensino de história . Maria Auxiliadora Schmidt et al . (Orgs.). Curitiba: Ed. UFPR, 48 (com adaptações).

Com referência ao texto precedente, é correto afirmar que, no que concerne à teoria do ensino e da aprendizagem de história, Jörn Rüsen




A) orienta o ensino e a aprendizagem de história por metas políticas, tais como a disseminação dos valores da cidadania.

B) defende uma posição antinarrativista nos âmbitos da teoria e da didática da história.

C) confere caráter pluralista ao aprendizado histórico, ao considerar suas múltiplas formas e diferentes componentes.

D) pressupõe a incomunicabilidade entre teoria da historiografia e teoria da aprendizagem histórica.

E) desarticula o aprendizado de história da pesquisa histórica, orientada por componentes cognitivos ausentes nesse aprendizado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 33

Vamos para o Anterior: Exercício 31

Tente Este: Exercício 83

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.40ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.66ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 6ms))