PsicologiaEquipes de saúde multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
- (UNIRIO 2008)
Através de estudos e pesquisas, realizadas em hospitais, pode-se constatar o temor de muitos profissionais em acompanhar pacientes que estão morrendo ou que estão fora de possibilidades terapêuticas, sendo que essa reação, freqüentemente, acha-se associada à fantasia de “ ter que fazer alguma coisa” em relação à dor do outro.
Nesse contexto, cabe ao psicólogo se dispor a
A) acolher seus colegas da equipe de saúde, compartilhando sentimentos de solidão e derrota frente à morte e ao morrer do paciente.
B) esclarecer a equipe quanto à importância de clarificar para o paciente e seus familiares as metáforas implícitas no discurso do doente.
C) aconselhar os profissionais de saúde a não se envolverem emocionalmente com o paciente, a fim de não sofrerem com a morte inevitável.
D) orientar os demais profissionais de saúde sobre a inutilidade de certos tratamentos, para não submeterem o paciente à dor e ao sofrimento desnecessários.
E) ajudar a equipe a informar com clareza ao paciente o seu real estado de saúde, visando a melhor prepará-lo para a morte.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 81
Vamos para o Anterior: Exercício 79
Tente Este: Exercício 90
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia