PedagogiaGestão da aprendizagem
- (CETRO 2008)
Segundo Perrenoud (1998), a avaliação formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos docentes. Na relação estabelecida entre essa avaliação e os programas e objetivos do ensino, o autor defende que
A) a relevância concentra-se no programa a ser ensinado, de modo a cobri-lo integralmente.
B) a avaliação busca meios para remediar as dificuldades dos alunos mais lentos, mais fracos, na esperança de que suas lacunas e/ou dificuldades passarão despercebidas.
C) na luta contra o fracasso escolar, é fundamental deter-se no essencial, no cerne dos programas, nos saberes indispensáveis a todos os alunos.
D) a apresentação dos programas de ensino, em forma de listas de conteúdos a serem desenvolvidos pelos docentes, tem característica facilitadora.
E) a avaliação formativa, a serviço da regulação individualizada dos alunos, elimina a revisão constante do plano de estudos ou a necessidade de relacioná-lo às aprendizagens anteriormente adquiridas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 49
Vamos para o Anterior: Exercício 47
Tente Este: Exercício 21
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia