Procura

DiversosDiversos (9)


EXERCÍCIOS - Exercício 395

  • (PUC-PR 2017)

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é um transtorno mental muito prevalente, de curso crônico e multidimensional. A farmacoterapia teve grande evolução com a introdução dos antidepressivos mais seletivos (inibidores seletivos da recaptação de serotonina – ISRS’s e inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina – ISRSN’s) melhorando a tolerabilidade ao tratamento. Apesar disso, as taxas de remissão ainda são bastante modestas e as taxas de resposta ao tratamento situam-se entre 50 - 70%, na maioria dos ensaios clínicos randomizados (ECR’s).

Com relação ao Transtorno Depressivo Maior, é CORRETO afirmar que




A) o estudo Sequenced Treatment Alternatives to Relieve Depression (STAR*D) demonstrou que em torno de 45% dos pacientes atingem remissão em monoterapia com Citalopram e a taxa de resposta diminui a cada novo ensaio terapêutico.

B) o Transtorno Depressivo Maior é considerado resistente ao tratamento quando não há resposta a dois ou mais ensaios com antidepressivos de diferentes classes.

C) entre os fatores de risco para a resistência ao tratamento antidepressivo estão: história familiar de TDM, sexo feminino, idade precoce de início dos sintomas, desemprego, classe econômica baixa.

D) o emprego de Terapia Cognitivo Comportamental mostra-se com baixa efetividade nos pacientes considerados refratários ao tratamento.

E) diversos modelos de estadiamento da depressão refratária têm sido propostos. O modelo proposto por Beck comtempla três estágios de resistência ao tratamento e possibilita uma condução de tratamento mais efetiva.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 396

Vamos para o Anterior: Exercício 394

Tente Este: Exercício 338

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.81ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=0.70ms))((ts_substr_im=1.10ms))
((total= 7ms))