PsicologiaProteção e promoção à saúde e políticas públicas
- (NC-UFPR 2009)
O ingresso no mundo do trabalho para as pessoas com deficiência e doenças crônicas constitui-se como um dos principais objetivos do processo de reabilitação. No entanto, para alcançar tal objetivo, inúmeras barreiras devem ser superadas. A literatura atual afirma que:
A) Uma das principais barreiras para a inclusão – o preconceito – já foi superada através da Coordenadoria para Reabilitação do Deficiente no Estado (CORDE), que promoveu a alteração da legislação no âmbito estadual.
B) O acesso à escola regular tornou-se condição essencial para garantir o ingresso de pessoas com deficiência e doenças crônicas no mercado de trabalho.
C) A aceleração das mudanças tecnológicas e as transformações na organização do trabalho provocam um aumento na demanda de qualificação do trabalhador e excluem do mercado de trabalho um número cada vez maior de pessoas com necessidades especiais .
D) A criação de oportunidades educacionais especiais para esse grupo legitima a necessidade de um sistema que facilite o diagnóstico e a indicação terapêutica, promovendo o desenvolvimento dos requisitos necessários para que, então, eles possam ingressar no mundo do trabalho.
E) O grupo de pessoas com deficiência e doenças crônicas deverá ser integrado ao mercado de trabalho na próxima década, devido à implantação da política de cotas.
Vamos para o Anterior: Exercício 9
Tente Este: Exercício 8
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia