PsicologiaProteção e promoção à saúde e políticas públicas
- (NC-UFPR 2009)
A família de pessoas com deficiências ou doenças crônicas é parte central do processo de intervenção. Existem diferentes modelos de trabalho com essas famílias. Assinale a alternativa que apresenta o modelo recomendado pela literatura na atualidade.
A) Consiste em propiciar a participação da família nas intervenções a partir das decisões tomadas pelo conjunto de experts envolvidos no atendimento.
B) Consiste em transmitir às famílias as mesmas habilidades e tarefas que o profissional desempenha, para que elas desenvolvam programas sistemáticos de intervenção junto à pessoa atendida.
C) Reforça o papel da família como usuária de um serviço. O profissional deve informar, oferecer opções e criar alternativas de intervenção, mas a escolha do serviço é de responsabilidade exclusiva da família
D) Fundamenta-se na ideia de negociação, em que profissionais e família colaboram e discutem as propostas de intervenção sob as diferentes perspectivas, em busca de um consenso
E) Baseia-se em informar a família das evidências científicas e limitações funcionais da pessoa que determinarão as escolhas de intervenção.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10
Vamos para o Anterior: Exercício 8
Tente Este: Exercício 4
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia