Governança de tiPlanejamento e gestão de sistemas de ti
- (PUC-PR 2017)
O Microsoft Power BI é um pacote de ferramentas de análise de negócios que proporciona variadas visualizações de indicadores, criados a partir de processos que simplificam a preparação dos dados provenientes de diferentes fontes de dados. A apresentação de relatórios e dashboards é personalizada e preparada para publicação, compartilhamento e análise por integrantes de uma empresa, por meio de navegador Web ou dispositivos móveis. É uma forma rápida para disponibilização de diferentes exibições, exclusivas e completas dos negócios da empresa, com garantia de escalabilidade, governança e segurança.
Com relação aos recursos e ferramentas disponíveis no Power BI, assinale a afirmativa CORRETA .
A) Após a conexão com mais de uma fonte de dados, é possível transformar e combinar os dados coletados no Power BI, conforme a necessidade, em uma consulta útil. Há duas formas de combinar consultas – mesclando e acrescentando . Quando se tem uma ou mais colunas para adicionar a outra consulta, é preciso acrescentar a consulta. Quando se tem linhas adicionais de dados para serem adicionadas a uma consulta existente, é preciso mesclar as consultas.
B) No Power BI, os dashboards costumam ser confundidos com relatórios , pois ambos são telas com visualizações. Entre as diferenças importantes, podemos citar que, no dashboard , não é possível filtrar ou fatiar as visualizações, enquanto nos relatórios existem diferentes maneiras de filtrar, realçar e fatiar. Da mesma forma, no dashboard não é possível criar alertas para envio por email quando determinadas condições são atendidas, mas nos relatórios isso é possível.
C) Quando existem dashboards ou relatórios que precisam ser acessados com mais frequência, é possível adicioná-los ao Favoritos , o que permite o acesso rápido e facilitado tanto ao dashboard quanto ao relatório a partir de todos os espaços de trabalho.
D) Quando um conjunto de dados no Power BI é obtido a partir de um arquivo salvo em um computador local, .CSV ou .XLSX por exemplo, é preciso que a conta usada para acessar o equipamento seja a mesma usada para o logon do Power BI. Dessa forma, o conjunto de dados criados no site do Power BI terá não apenas a referência dessa conta de logon no Power BI, mas também a referência ao arquivo fonte, permitindo a sincronização desse conjunto de dados com sua fonte sempre que houver alterações, e mantendo as visualizações que exploram esses dados atualizadas.
E) Quando duas ou mais tabelas são consultadas e carregadas ao mesmo tempo, o Power BI Desktop tenta localizar e criar relações, em que a cardinalidade, a direção e as propriedades de relação são definidas automaticamente. O Power BI Desktop procura por nomes de colunas que possam ser correspondentes, o que indica uma potencial relação. Se possível e desde que haja um alto nível de confiança na existência da relação, essa é criada automáticamente. Caso contrário, a caixa de diálogo Gerenciar Relações ainda pode ser usada para criar ou editar relações.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 72
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Governança de ti