Procura

HistóriaMercantilismo colonialismo e a ocupação portuguesa no brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 40

  • (CESGRANRIO 2010)

(...) O que constitui uma região no espaço colonial? A região só ganha significação quando percebida à luz de um sistema de relações sociais que articula tanto os elementos que lhe são internos quanto externos. A região, assim, como uma construção que se efetua a partir da vida social dos homens, dos processos adaptativos e associativos que vivem, além das formas de consciência social que lhes correspondem. A região colonial como espaço vivo, em movimento, expressando a dominação exercida pelo colonizador sobre um território, mas, sobretudo, uma dominação sobre os demais agentes participantes da aventura colonizadora. (...) Ela recupera por meio da ação do colonizador seu primitivo valor: “regere”, comandar. Não por outra razão, a contestação de uma dominação deve ganhar também o conteúdo de contestação da organização espacial que a possibilita: à região colonial contrapõe-se assim o quilombo negro.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. A formação do Estado Imperial . 5ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2004: 35-37. (Adaptado)

De acordo com o texto, os quilombos constituídos ao longo do processo de colonização na América portuguesa teriam significado a(o).


A) reificação das hierarquias da sociedade colonial.

B) explicitação do caráter improdutivo do uso predominante do trabalho escravo.

C) desestruturação das atividades econômicas instituídas no espaço colonial.

D) antagonismo às relações socioeconômicas instauradas nas regiões coloniais.

E) reconhecimento do direito à liberdade das populações escravizadas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41

Vamos para o Anterior: Exercício 39

Tente Este: Exercício 15

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.15ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.53ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 4ms))