Procura

HistóriaMercantilismo colonialismo e a ocupação portuguesa no brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 10

  • (UFMT 2015)

No exercício de conhecer, conquistar, procurar tesouros, catequizar ou mesmo escravizar os povos indígenas e transpor as duas muralhas que davam acesso aos sertões interiores da parte sul do continente americano demorou mais de um século até que os súditos portugueses e espanhóis começassem a se defrontar. Naquelas imensidões de terras e águas os ibero-americanos fundaram núcleos de povoamento. No rio Tietê, as vilas de São Paulo, Parnaíba, Itu e Sorocaba. No rio Paraguai, a cidade de Assunção. No rio Cuiabá, as minas e vila homônimas. Entre os rios Piray e Grande fixou-se Santa Cruz de la Sierra. Ainda no vale dos rios Mamoré e Guaporé, do lado hispânico, as missões de Mojos e Chiquitos e da banda lusitana, os arraiais das minas do Mato Grosso. Eram lugares muito distantes uns dos outros. Num continente povoado por centenas de nações ameríndias, os novos e adventícios moradores usaram os rios para garantir suas sobrevivências e, também, para interligar suas pequenas 'ilhas de civilidade'.
(LUCÍDIO, J. A. B. ' A Ocidente do Imenso Brasil': as conquistas dos rios Paraguai e Guaporé (1680-1750). Lisboa, 2013. Tese (Doutoramento em História dos descobrimentos e expansão portuguesa) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.)
A partir da leitura do texto, é correto afirmar:


A) A definição da fronteira oeste apenas foi possível após o longo processo de negociação com os diversos povos indígenas encontrados durante as incursões sertanistas.

B) A constituição dos territórios das Coroas espanhola e portuguesa na América do Sul obedeceu a um rigoroso plano de ocupação estabelecido a partir de Tordesilhas.

C) Nos núcleos urbanos já existentes no interior da América do Sul, como Cuiabá, por exemplo, ocorreram significativos adensamentos populacionais que obrigaram as coroas ibéricas a planejar sua integração.

D) A Capitania de Mato Grosso formou-se em decorrência do processo de ocupação consentido pela Coroa portuguesa das áreas interioranas da América do Sul, nas quais se havia encontrado mão de obra indígena e ouro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11

Vamos para o Anterior: Exercício 9

Tente Este: Exercício 72

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.04ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.56ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 5ms))