Administração públicaDiversos (4)
- (FGV 2010)
A estrutura organizacional vigente na administração pública pode ser concebida com um formato tradicional, decorrente da perspectiva funcional, com características do modelo burocrático de organização racional de Weber. Uma justificativa para a necessidade de modificação nessa visão de análise da estrutura administrativa pública é a evolução do conceito de programa. Os processos organizacionais podem ser representados por fluxogramas.
Como resultado da definição e análise dos processos organizacionais, correlacione os elementos do processo, apresentados na coluna da esquerda, com as características que identificam cada um deles.
1.Produto.2.Usuário.
3.Insumos.
4.Atividades.
5.Indicadores de desempenho.
( ) É gerado por determinado processo que permite avaliar a sua qualidade, pela expectativa criada pela coletividade quanto a forma, freqüência ou localização desejada.
( ) São identificados ao longo do processo visando à produção de um bem ou serviço público. Essencial para a definição do correspondente custo de produção.
( ) Pode-se acessar segundo uma abordagem específica orientada com vistas em obter informações sobre suas necessidades e resultados gerados pelo processo.
( ) A partir de sua identificação e desenvolvimento no processo, de forma analítica, o gestor pode empreender esforços de melhoria e aperfeiçoamento (racionalização) a fim de oferecer mais eficiência ao processo.
( ) Ao longo ou ao final do processo, evitando a utilização em demasia, permitem conhecer o funcionamento do processo ou de suas partes. Concentram-se em pontos críticos do processo(gargalos) visando acompanhamento preciso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A) 3 – 1 – 4 – 5 – 2
B) 1 – 3 – 2 – 4 – 5
C) 5 – 4 – 1 – 3 – 2
D) 3 – 5 – 2 – 1 – 4
E) 2 – 3 – 5 – 4 – 1
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 88
Vamos para o Anterior: Exercício 86
Tente Este: Exercício 260
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração pública