CriminalísticaPapiloscopia
- (FUNIVERSA 2010)
Texto V
Subtipos
Os quatro tipos fundamentais de impressões digitais idealizados por Vucetich possibilitam-nos um grande número de combinações imaginárias para o arquivamento, mas a natureza não foi avisada disso, pois ela não segue a mesma distribuição prevista pela matemática. Enquanto algumas combinações se repetem muito, outras sequer existem. Admite-se que, nos grandes arquivos, o número de combinações catalogadas chega a pouco mais de 0,1% das 1.048.576 combinações possíveis. Isso ocorre porque alguns tipos fundamentais são mais frequentes que outros, além de os desenhos digitais sofrerem uma simetria bilateral, ou seja, o tipo encontrado em um dos dedos de uma das mãos tende a se repetir no dedo correspondente da outra mão, mas invertendo a imagem como o efeito de um espelho.
Essa simetria, entretanto, não é uniforme entre os dedos. Alguns tipos são mais sensíveis que outros, seguindo a ordem: presilha, verticilo e arco.
Estudos indicam que a frequência dos tipos nos dedos ocorrem da forma apresentada a seguir.
• presilhas: incidem em 60% dos casos; as externas tendem a ocorrer somente nos dedos da mão direita, e as internas, nos dedos da mão esquerda, com exceção dos indicadores, que tendem a sofrer uma maior alternância desses tipos. As presilhas ocorrem preferencialmente no dedo mínimo e no médio.
• verticilos: incidem em 35% dos casos, distribuindo-se igualmente na mão direita e na esquerda, sendo o responsável pela maior variedade das fórmulas. Sua aparição ocorre com maior frequência no dedo polegar, no indicador e no anular, sendo o efeito da simetria bilateral maior no dedo polegar.
• arcos: incidem em 5% dos casos, sendo sua ocorrência maior nos dedos indicadores, e seu efeito bilateral é fraco, combinando mais frequentemente com as presilhas do que com os verticilos.
Internet: www.papiloscopia.com.br (com adaptações).
Os quatro tipos fundamentais de impressões digitais mencionados no texto V podem ser distribuídos pelos dedos das mãos de uma pessoa. Enumeram-se sucessivamente os dedos de uma pessoa de modo que o dedo mínimo da mão esquerda seja o número 1, o dedo anelar da mão esquerda seja o 2, até o dedo mínimo da mão direita, o de número 10. Dessa forma, o número de combinações possíveis para os nprimeiros dedos é uma progressão geométrica (a n ), tal que a n = 4 n , na qual né o número do dedo que se considera. Nessas condições, o logaritmo de base oito do elemento dessa progressão geométrica que corresponde ao polegar da mão direita é igual a
A) 3.
B) 4.
C) 5.
D) 6.
E) 7.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 70
Vamos para o Anterior: Exercício 68
Tente Este: Exercício 63
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Criminalística