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AuditoriaProcedimentos e técnicas de auditoria


EXERCÍCIOS - Exercício 276

  • (CESGRANRIO 2010)

1 - Examinar contrato firmado com o banco, atentando para a identidade entre os valores constantes dos mesmos e aqueles indicados no balanço. Constatar se os encargos financeiros foram adequadamente apropriados.
2 - Examinar livros fiscais de apuração dos impostos.
3 - Conferir os cálculos, tendo por base as informações constantes da folha de pagamento.
4 - Realizar inventário físico.
5 - Realizar circularização, como forma de confirmar os saldos apresentados no balanço.
6 - Examinar os contratos sociais e/ou estatutos, visando a identificar a participação no capital das empresas.
7 - Conferir os cálculos de depreciação.
8 - Examinar documentação suporte da operação, como pedido de compra e nota fiscal, atentando para as evidências da entrada dos materiais na empresa.
9 - Realizar contagem física.
10 - Analisar documentação relativa à apuração do custo dos materiais e produtos com o objetivo de confirmar o correto critério de valorização.
11 - Examinar guias recolhidas após o encerramento do balanço, como forma de comprovar a existência da obrigação.
12 - Conferir as conciliações bancárias, atentando para a existência de pendências significativas que possam afetar os valores do balanço.
13 - Examinar a documentação suporte da compra, tais como pedido de compra, contratos, nota fiscal, escrituras e certificados de propriedade.
14 - Examinar folha de pagamento, confrontando com os respectivos créditos nas contas dos empregados, ocorridos em data posterior ao balanço.
15 - Conferir com declaração do Imposto de Renda. Verificar se a mesma foi corretamente preenchida e se o imposto foi apurado seguindo rigidamente as regras legais.
16 - Examinar documentação suporte da operação, tais como pedido de venda, nota fiscal acompanhada do respectivo canhoto assinado pelo cliente, duplicatas e borderôs de cobrança e/ou desconto.
17 - Verificar a correta apropriação dos rendimentos auferidos até a data do balanço.
18 - Examinar documentação relativa a recebimentos posteriores à data do balanço, como forma de confirmar a existência dos direitos.
19 - Examinar documentação relativa a pagamentos posteriores à data do balanço, como forma de confirmar a existência da obrigação decorrente da compra de materiais e/ou produto a prazo.
20 - Examinar o relatório de controle de estoques para confirmar os saldos quantitativos.
Os procedimentos de auditoria de balanço aplicáveis, tendo em vista a natureza da conta, são


A) Bancos conta movimento: 5, 12, 9

B) INSS e FGTS a recolher: 3, 11, 15

C) Investimentos: 5, 6, 12

D) Fornecedores: 5, 8, 19

E) Aplicações financeiras: 5, 9, 17


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