Procura

HistóriaPeríodo entre-guerras: totalitarismos


EXERCÍCIOS - Exercício 11

  • (CESGRANRIO 2010)

“(...) Justamente agora que a nação alemã está em colapso, espezinhada por todo mundo, é que mais se faz necessária aquela confiança em si mesma. Essa confiança deve ser cultivada na juventude, desde a meninice. Toda a sua educação, todo o seu treinamento devem ser dirigidos no sentido de dar-lhe a convicção da sua superioridade. Certa da sua força e da sua habilidade, a mocidade deve readquirir a fé na invencibilidade da sua nação (...).” HITLER, Adolf. Minha Luta. São Paulo: Mestre Jou, 1962, 8a edição, p. 253 - 260.No período entre as duas Guerras Mundiais, diversos fatores acabaram por proporcionar a escalada do nazismo na Alemanha e a chegada de Adolf Hitler à Chancelaria do Reich (1933). Lendo a primeira frase citada acima e tendo em vista a situação da Alemanha nos anos que se seguiram ao fim da 1 aGrande Guerra, qual das proposições a seguir justifica, respectivamente, as expressões hitleristas “ está em colapso” e “ espezinhada por todo mundo” sobre a nação alemã?


A) Referência ao caos econômico e financeiro que se segue ao término da 1 a Guerra, acompanhada de desemprego e inflação descontrolada / alusão às condições impostas pelos tratados de 1919 que acabaram por alimentar os ódios revanchistas.

B) Referência à suspensão da fundamental ajuda econômica norte-americana quando a Alemanha entrou na 1 a Guerra Mundial / alusão à proibição de que a Alemanha participasse da Conferência que criou a ONU.

C) Referência à incapacidade da República de Weimar de conter o caos econômico pós 1 a Guerra / alusão à ocupação militar da Alemanha pelos países da Tríplice Entente, que dividiram o país em zonas de influência.

D) Referência aos bombardeios perpetrados pelas Forças Aliadas contra o parque industrial alemão, no ano de 1918, impossibilitando sua recuperação econômica pós 1 a Guerra / alusão às rígidas imposições do Tratado de Versalhes e, também, à proibição da participação alemã na Liga das Nações.

E) Referência ao caos econômico alemão em função da República de Weimar ter optado pela reconstrução do país nos moldes bolchevistas da URSS / alusão à reação da Liga das Nações, que proibiu a República de Weimar de bloquear e confiscar os bens dos banqueiros judeus para conter a crise econômica alemã.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 12

Vamos para o Anterior: Exercício 10

Tente Este: Exercício 25

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.70ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 4ms))