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Engenharia de softwareQualidade de software


EXERCÍCIOS - Exercício 159

  • (CESPE 2010)

A literatura de engenharia de softwarepropõe um extenso conjunto de métricas de qualidade, passíveis de aplicação na melhoria da gestão de software, inclusive relacionada a teste de software, como densidade de defeitos, número diário de faltas, índice de defeitos, distribuição de erros, cobertura de testes, suficiência de testes, precisão de testes, tempo médio entre falhas etc. Considere o desafio de implementar, em uma organização produtora de software, práticas efetivas de medição e análise baseadas em um subconjunto dessas métricas, com a finalidade de satisfazer as necessidades de informação da gerência de projeto. Considere, ainda, que a organização, atualmente, não faz uso de métricas. A respeito das práticas de medição e análise mencionadas, e das abordagens para implantação de métricas, assinale a opção correta.


A) O estabelecimento de uma capacidade básica de medição e análise que atenda às necessidades de informação da gerência de projetos, inclusive relativa à qualidade de produto, é critério que deve ser obrigatoriamente satisfeito a partir do nível de maturidade 3 do modelo CMMI.

B) O método goal question metric (GQM) foi especialmente criado para que a escolha de métricas de teste de software seja efetuada da forma mais adequada às metas de uma organização produtora de software.

C) É um erro comum, durante o estabelecimento de uma capacidade de medição e análise relacionada com teste de software , o compartilhamento, com a equipe de desenvolvimento, de sumários e de dados de tendências.

D) Na terminologia de testes, uma falta ou defeito é a causa de um mau funcionamento de um software; uma falha é o resultado incorreto de uma falta ou defeito; um erro é a diferença entre um resultado computado e um resultado esperado. As falhas são descobertas por meio de testes, mas é a correção da falta ou do defeito que eliminará a falha.

E) Teste é uma abordagem de controle de qualidade de um software , e o teste pode ser desenvolvido por meio de técnicas de análise estática de código, embora sejam mais comuns as técnicas dinâmicas, incluindo simulação.


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